Bem-vindo ao Blog da Creato

Onde as ideias nascem...

Acesse

Portfólio – Nova 3

Na busca por soluções competitivas ao mercado brasileiro de sorvetes, nasce a Nova.3, uma empresa sempre atenta as demandas do mercado consumidor e suas mudanças, e com a missão de promover o negócio de sorvetes e sobremesas congeladas industrializadas, propondo e viabilizando projetos de terceirização com foco no atendimento das necessidades personalizadas de seus clientes.

A Creato criou um novo logotipo para a marca e alguns outros materiais que você confere a baixo:

Antiga e nova marca Nova.3.

Cartões de visitas.

Pasta e papelaria.

Freezer personalizado.

Stand para feiras e eventos.

Ambientação.

Quer conferir mais trabalhos da Creato? Clique aqui

Portfólio – Ypiranga

O Café Ypiranga cresceu, agora a marca Ypiranga tem uma linha de produtos que incluí; além do famoso pó de café de 250g, 500g e embalado a vácuo; produtos como cappuccino, achocolatado e filtros de papel.

Para essa nova fase da marca a Creato desenvolveu vários materiais para a identidade e divulgação. Confira a baixo:

Foi feito o re-design para a marca Ypiranga. Linhas mais suaves e proporcionais, sem perder as características essenciais do logotipo inicial.

Criação de novas embalagens e reformulação das já existentes.

Campanha com outdoors.

Os pontos de vendas também foram trabalhados com banners, cartazes, wobblers, testeiras…

Além de balcões personalizados para a degustação dos produtos.

Quer conferir mais trabalhos da Creato? Clique aqui

Outubro Rosa – Se toca! Se cuida!

 

Outubro é o mês oficial da conscientização e combate ao câncer de mama. Remetendo à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama, o movimento é nomeado de “Outubro Rosa“. Durante o mês inteiro este movimento alerta sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce. O Outubro Rosa estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas. Confira alguns dados sobre a doença:

Outubro-Rosa-Gráfico

 

A Creato apoia o Outubro Rosa e incentiva a participação de todos!

Portfólio – Villa Boutique

A Villa Boutique é uma loja já conhecida e muito bem frequentada na cidade de Passos. No início do ano, a loja passou por uma grande reformulação, com o intuito de proporcionar mais conforto e refletir uma imagem mais atual da já conceituada loja. Fernanda Pollo, a antenada e estilosa proprietária da loja, preparou um ambiente totalmente reformulado, charmoso e aconchegante. Um ambiente onde o bom gosto reina tanto na decoração como nas roupas.

Então ela procurou a Creato, para que todos esses valores fossem reconhecidos na sua nova marca. Confira a baixo o material que criamos:

O primeiro passo foi o desenvolvimento de um novo logotipo. O novo logo tem a intenção foi criar uma imagem bem urbana, cosmopolita, é simples e complexo ao mesmo tempo. Leva a várias interpretações.

O Cartão de visitas, assim como todo o material criado, usa uma textura de mármore marrom imperial, que se aproxima bem do projeto arquitetonico da loja. Assim a identidade fica marcada tanto no ambiente como no material impresso.

Sacolas.

Os clientes receberam um convite especial para o coquetel de lançamento.

A nova Villa Boutique e sua nova identidade foram apresentadas com um anúncio em revista local…

E com placas de outdoor espalhadas pela cidade.

Fique ligado, em breve mais novidades rolam aqui na Creato.

Duelo de Divas – CreatoMIX

Vai começar o Duelo de Divas, o concurso cultural que vai eleger a garota da capa da edição de dezembro da revista CreatoMIX.

Confira abaixo como participar e como o concurso irá funcionar. No final do post você encontra um formulário, você pode usá-lo para enviar sua foto.

Bora participar?

Preencha o formulário para participar.

Você pode enviar sua foto até dia 26/10/14. Mas o número de participantes é limitado, então não perca tempo. Envie sua foto agora mesmo.

Prazo para o envio de fotos encerrado. Acompanhe o DUELO DE DIVAS pela página da Creato no facebook

Mídias Sociais: 4 razões para você contratar um profissional

As redes sociais

Atualmente temos um grande número de mídias sociais à disposição de nossa empresa, são elas: twitter, facebook, blog, youtube, google+ e muitas outras. Grande parte do público-alvo de uma empresa pode ser atingido por estas redes, assim como outras pessoas podem se sentir atraídas por uma marca que não conheciam antes. As redes sociais oferecem um número alto de alcance, justamente porque as pessoas estão vivendo muito “online” ultimamente. E a melhor forma de atingir esse público, é implantando uma comunicação eficaz onde essas pessoas estão: na internet.

Na visão de algumas pessoas, trabalhar com redes sociais parece ser algo muito simples. Algo que pode ser feito pelo sobrinho, amigo ou filho que “fica na internet o dia todo e entende dessas coisas”. Mas não, não é.

O analista de mídias sociais ou Social Media como também é chamado, é responsável por fazer o gerenciamento de páginas empresariais e/ou pessoais, elaborar o planejamento de cada uma delas, adequar a linguagem de acordo com o público e usar de métricas para avaliar o desenvolvimento de cada uma separadamente.

Vamos citar 4 argumentos essenciais pelos quais você deve contratar uma agência para que ela cuide das mídias sociais da sua empresa:

 Planejamento

Um planejamento prévio deve ser feito para que as campanhas on-line funcionem. É preciso estudar o público, suas necessidades e principalmente a forma como falar com eles. Tudo o que é publicado em uma página que é administrada por profissionais, é elaborado previamente. É feito um estudo de público, estratégias são elaboradas e um calendário de publicações é seguido. Para um bom desempenho nas redes sociais, é necessário muito mais do que postar conteúdo aleatoriamente.

 Interação

As redes sociais permitem grande interação com o público-alvo e isso pode ser tanto bom quanto ruim. As informações “rodam” muito rápido na internet e exatamente por isso uma marca pode ser exaltada, como também pode ser massacrada. Tudo vai depender da forma com que você lida com seus clientes tanto fora, quanto dentro do meio virtual. As empresas conseguem saber a opinião de seus clientes diretamente em suas páginas, é possível ter um feedback mais rapidamente. E, justamente por isso, é ideal ter uma pessoa especificamente para essa função. O cliente que quer tirar uma dúvida, quer para ontem. Caso tenha que esperar dias por uma reposta, ele procurará outra empresa que dê suporte online a ele.

 Relatórios

Hoje em dia está mais fácil medir o alcance, número de visitas, pessoas, lugares e até mesmo os horários em que as pessoas acessam as redes sociais. No próprio facebook você encontra muitas informações como essas, para as redes que não partilham desses dados, há aplicativos, plugins, e até mesmo o próprio Google, que auxilia bastante na busca por informações do público que acompanha suas redes sociais. É preciso ter uma pessoa que entenda esses relatórios e faça com que os dados obtidos se transformem em vantagem competitiva.

 Vendas

Se usadas corretamente, as redes sociais podem alavancar suas vendas, sim! Ter alguém para cuidar apenas das suas redes sociais é importante, porque essa pessoa vai ser como um vendedor da sua marca. Ele(a) estará totalmente à disposição de seus fãs e clientes. É a pessoa que vai fidelizar seu público e conquistar novas pessoas para sua marca.

 

A CREATO tem um trabalho de qualidade e elaborado exclusivamente para cada tipo de fanpage/cliente. Quer sua marca sendo bem vista no mundo virtual? Peça um orçamento!

A importância do Logotipo

Você sabe por que é tão importante elaborar um logotipo para sua empresa?

Porque, em um primeiro momento, é ele quem vai estabelecer uma comunicação entre você e o seu cliente. Atualmente o mundo está muito “conectado” e apressado. As chances de seu potencial consumidor passar despercebido pelo seu logotipo em uma passagem rápida por algum site, outdoor ou até mesmo um panfleto, é muito grande. Não é uma tarefa fácil prender a atenção de alguém ultimamente. As pessoas correm contra o tempo constantemente e fazem tudo na maior pressa possível. Se você não tiver algo interessante para mostrar, provavelmente seu logotipo passará por uma barra de rolagem rápida ou será colocado no bolso e nem será notado.

Além disso, um logotipo pode trazer muitos benefícios para sua empresa. Segue abaixo uma lista que vai mostrar te porque você deve ter um logotipo:

 Identidade

Seu logotipo será o primeiro contato com seu cliente. É ele quem vai identificar sua marca para quem não a conhece. Ele é o responsável por, em um primeiro momento, apresentar, chamar a atenção e mostrar porque seu cliente deve escolher sua empresa e não outra. A essência e os valores de sua empresa devem estar em evidência para quem deseja contratá-los ou comprar seus produtos e/ou serviços. E o logotipo cumpre bem o seu papel.

 Confiança

Uma empresa sem um logotipo ou com um logotipo feito de qualquer maneira, abre espaço para ser vista com olhos negativos. Além de gerar dúvidas quanto à sua competência, corre o risco de ser vista como instável. Quando se tem um logotipo forte, marcante e que transpasse os objetivos de uma empresa ou corporação, a mesma ganha crédito. E, consequentemente, a confiança de quem contrata seus serviços ou compra seus produtos.

 Comunicação

Fazer a comunicação da sua empresa é um dos passos mais importantes para se obter sucesso. Quando se tem um logotipo, fica muito mais fácil e prático trabalhar a comunicação. A partir do momento em que você tem um logotipo de qualidade, você pode usá-lo em todos os seus materiais de publicidade, como cartão de visitas, itens promocionais, flyers, etc.

 Memorização

Pense no símbolo do Banco do Brasil. Agora lembre-se do símbolo da Nike. É o que acontece quando se tem um logotipo forte: o público reconhece “de longe”. Dispensa nomes com letras garrafais e com tempo se torna memorável. As camisas da Dudalina não precisam vir com o nome da marca escrito, pelo pequeno símbolo estampado você já sabe de qual marca se trata, não é mesmo? Se você tem um bom logotipo associado à sua marca, quando seus consumidores se depararem com seu logotipo em algum lugar, vão se lembrar das experiências que tiveram com sua empresa e, se essas experiências forem boas, certamente comprarão novamente.

  Fidelidade

Seu logotipo auxiliará na criação de vínculos com seus clientes, levando-os a terem um senso de lealdade com sua empresa. Sem contar que bons logotipos agregam valores às marcas. O que faz com que clientes fiéis prefiram pagar um preço “mais caro” por um produto de uma marca específica do que cair na tentação de vendas promocionais. Um bom logotipo cria a imagem ideal da sua empresa, com tudo o que ela tem de melhor para oferecer. Uma marca sólida cria vínculos com seus clientes e essa relação cria a fidelidade entre as partes.

A importância de se ter um bom logotipo é muito grande, porque é ele quem vai voltar os olhares dos consumidores para sua empresa. Em um primeiro contato, é ele quem vai falar para as pessoas, de forma rápida, o que sua empresa faz e como ela faz. E você sabe, a primeira impressão é a que fica. Por isso a Creato trabalha com dedicação e se orgulha de todos os logotipos que já desenvolveu até hoje. Nós usamos a criatividade, o conhecimento e bom senso para cada um deles. A importância de se ter um bom logotipo é grande, mas a responsabilidade de cumprir com os objetivos pré-determinados é muito maior. E disso nós entendemos bem.

Veja abaixo algumas das elaborações e re-designs de logotipos mais recentes que foram desenvolvidos pela Creato:

Re-design para a marca Ypiranga. Linhas mais suaves e proporcionais, sem perder as características essenciais do logotipo inicial.

Re-design do logotipo do Cliquei Achei. Traços reelaborados, deixando o logotipo com a cara da empresa.

O logotipo da Elite Imóveis foi elaborado com formas que remetem a prédios e luxo, o que justifica a coroa. As pessoas vêem o logotipo e conseguem deduzir instantaneamente o diferencial da empresa.

O re-design da PassosNet foi elaborado para passar a ideia de velocidade, que é o diferencial da empresa. As setas remetem a download/upload mais rápidos e sem dores de cabeça.

Logotipo elaborado para a Santa Casa de Passos, criado em comemoração aos 150 anos do hospital.

 

Conquiste seu cliente à primeira vista. Peça já seu orçamento!

Livro Conexão Cultural

O projeto Conexão Cultural tem o objetivo de resgatar e celebrar as manifestações culturais locais. A lógica é que o acervo cultural sempre está presente em qualquer município: a beleza cênica, as festas tradicionais, as bandas de fanfarra, as histórias populares, a arte local, etc.

O Livro, uma publicação do Catraca Livre, tem o objetivo de contar a experiência da execução de ações que promovem acesso e fomentação à democratização cultural, realizadas em três cidades do interior de Minas Gerais: Itaú de Minas, Fortaleza de Minas e Pratápolis. A Votorantim e o Catraca Livre apresentam a sistematização do projeto, validando a voz dos sujeitos envolvidos e ressaltando os aprendizados  desse piloto como uma espécie de guia teórico e prático.

 

O resultado do projeto foi a criação de 3 três blogs: O Queijo com cultura (de Itaú de Minas), Conexão Uai (de Fortaleza de Minas) e o Se liga na Prata (de Pratápolis).

A Creato abraçou o projeto e contribuiu com várias ideias e a criação do mascote do Blog Queijo com Cultura, além de ceder um espaço na revista CreatoMIX. Esta contribuição foi retratada no livro e é motivo de muito orgulho para a Creato.

Para acessar o livro on line clique aqui. E para saber mais sobre o projeto acesse: projetoconexaocultural.com.br

 

 

Por que registrar uma marca?

Registrar marca é importante para a integridade dos negócios.

O que é uma Marca? Quando falamos “marca” (ou logo, logotipo ou erroneamente “logomarca”), temos uma definição natural do que vem a ser esse vocábulo. Essa ideia, do senso comum, nos diz que marca é um símbolo, um sinal, um emblema, uma insígnia, uma “identidade” etc. Marca é exatamente isso, ou seja, um sinal distintivo, cuja finalidade é realmente identificar produtos e serviços.

Enfim, por que registrar uma marca?

Apesar de não ser obrigatório, o registro da marca no INPI garante direitos específicos. Se você possui algum negócio, provavelmente seus produtos ou serviços devem ter uma marca. Então, imagine deixar de registrá-la e, tempos depois, saber que seus concorrentes estão imitando a sua marca, desviando a sua clientela e, consequentemente, prejudicando os seus lucros?

Mascote Creato
O registro da marca é a forma mais segura de garantir:

proteção contra o uso indevido;

proteção contra atos de concorrência desleal;

que não haja violação de direitos de terceiros;

o direito de impedir terceiros que utilizem marca idêntica ou semelhante para os mesmos produtos ou serviços.

Além disso, a obtenção do registro viabiliza o licenciamento da marca, gerando para seu titular receita proveniente de pagamento de royalties. Com a marca registrada, você tem garantias contra seu uso indevido, resguardando-se contra a concorrência desleal e atos de má-fé praticados por terceiros. É um respaldo legal que constrói valor para a marca, fornece mais segurança à sua atuação no mercado, além de viabilizar transações comerciais nas quais sua marca é o maior objeto de negociação.

Uma coisa é certa: obter o registro da sua marca é a melhor forma de proteger sua empresa, seu negócio. Por isso para todos os clientes que procuram a Creato para a criação de uma nova marca ou redesign de uma já existente, sempre os orientamos sobre a importância do registro. Como se trata de um processo administrativo com várias etapas, aconselhamos a contratação de uma empresa com ênfase na prestação de serviços relacionados ao ramo de direito empresarial. Indicamos a Allmark – Marcas e Patentes que foi a empresa que realizou o processo de registro da marca da Creato, que foi a primeira e única agência, de Passos e região, a ter a marca registrada.

Em média, um processo de registro de marcas sem problemas (exigências ou oposições) leva de 18 a 24 meses para ser concluído, mas isso é uma estimativa. Depois de registrada a marca tem validade de 10 anos e pode ser renovada de 10 em 10 anos.

Desenhos para uma mulher mais livre – Ilustrações de Carol Rossetti

Aborto, sexualidade, estilo de vida, de se vestir, tatuagens, celulite, peso, gravidez, e mais uma infinidade de temas do universo feminino, e masculino também; é claro; são retratados de forma única e delicada pela ilustradora mineira Carol Rossetti.

Carol usa o desenho para lutar contra o machismo e disseminar ideias que tornam a mulher mais livre, segura e feliz. A ideia fez tanto sucesso e por se tratar de temas universais que agora as ilustrações são traduzidas para vários idiomas. Confira abaixo uma seleção desse lindo trabalho:
 

Para acompanhar e saber mais sobre o trabalho de Carol acesse:

facebook.com/carolrossettidesign

carolrossettidesign.tumblr.com

Todas as fotos © Carol Rossetti